Entre os objetivos do projeto, pautou-se despertar o interesse da comunidade para observar as condições ambientais da bacia hidrográfica do Rio Pinheirinho e levantar situações e fatos relevantes ocorridos com o Rio Pinheirinho levantados pelos participantes e membros da comunidade. Durante o direcionamento dos trabalhos nas oficinas este objetivo foi conquistado, tanto que gerou algumas dúvidas e discussões no grupo no seguinte teor:
- O grupo ficou estimulado em participar de projetos direcionados aos produtores ribeirinhos com o objetivo de sensibilizar, levar informações e conhecimento da preparação e usos do solo com apoio a práticas agrícolas sustentáveis;
- A busca por conhecer os locais apresentados nas fotos mais de perto, como parte da construção do conhecimento, com visitas técnicas de reconhecimento do local apresentado;
- Houve contos de histórias e lendas relacionadas como Rio Pinheirinho, como a lenda da Candimba; que o Rio Pinheirinho e a lenda fazem parte do Hino de Torrinha e; também foi comentado sobre os camarões vermelhos do Rio, que a anos atrás eram capturados com ajuda de peneiras e que os meninos da época faziam muito isso como atividade de lazer.
- Os participantes da oficina ficaram bastante interessados em conhecer a Usina Hidroelétrica do Rio Pinheirinho administrada atualmente pela CPFL Paulista;
- Outro destaque trazido para as oficinas foi o realce dado pelos participantes sobre o processo de preservação e conservação do Rio, como a prática de conservação de solo (curvas de nível), a existência de bambuzeiros que tem apresentado um importante papel na proteção das margens dos rios;
- Ressaltaram ainda como o rio Pinheirinho é importante para as propriedades ribeirinhas e também para a cidade na sua Captação e uso das águas.
- Entre os aspectos negativos trazidos pelos participantes estão o aumento do plantio de cana nas margens do Rio e em alguns pontos o gado até a barranca do rio.
- O grupo reconheceu a importância econômica do Rio Pinheirinho e também sobre a das atividades agrícolas para o desenvolvimento do município citando inclusive outras atividades que apresentam em sua bacia, sendo as mais lembradas: cana, eucalipto, pastagens, café, milho e laranja.
- Os educadores e professores da Escola Agropecuária de Torrinha também se sensibilizaram bastante com o foco do projeto se colocando a disposição para possíveis próximas etapas;
Todas as etapas do projeto foram realizadas na seqüência apresentada pela educadora ambiental Alisângela Spigolon com apoio na primeira etapa do técnico de meio ambiente Tiago Vasselo.